Nossa história

A rede NAMITEC é uma rede de pesquisa e formação de recursos humanos que congrega pesquisadores e grupos de pesquisa na área de microeletrônica, de quase todos estados brasileiros distribuídos em todas as regiões, bem como mantém colaborações com diversas instituições de pesquisa e pesquisadores do exterior.

Nossa história

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Micro e Nanoeletrônicos – INCT NAMITEC – é uma rede que reúne as principais instituições que desenvolvem nano e microeletrônica no Brasil. São ao todo 25 centros de pesquisa e universidades, espalhados por 12 estados nas cinco regiões do país.

Em todas suas fases o NAMITEC tem uma organização dividida em 8 áreas técnicas, cada uma, por sua vez, divididas em diversas sub-áreas, tendo uma formação média por fase de 50 pós-doutorados, 120 doutores, 300 mestres, 300 alunos de Iniciação Científica, bem como com a publicação de 30 livros e 60 capítulos de livros (em média, por fase). Desde a sua criação o NAMITEC apoia e participa na organização de colóquios, eventos e escolas na área de microeletrônica, com aplicação em áreas como:

Tecnologia da Informação e Comunicação

Instrumentação Biomédica e Vida Assistida

Indústria Automotiva e Aeroespacial

Produção, Distribuição e Uso de Energia

Ecologia

A rede NAMITEC foi criada em 2001, inicialmente como um projeto do programa do tipo Instituto do Milênio do CNPq e, a partir de 2009, como projeto do programa INCT (instituto de Ciência e Tecnologia) do CNPq.

Desde então a rede NAMITEC vem evoluindo, passando por várias fases que estão apresentadas no quadro a seguir, no qual incluem-se períodos de execução, número de pesquisadores, grupos e instituições participantes e recursos recebidos:

Nota-se que na fase IV o projeto tinha sido aprovado, porém, por motivos de cortes financeiros do CNPq, o projeto não recebeu recursos, mas apenas um selo de reconhecimento. Isto causou prejuízos ao funcionamento da rede. 

Em 2023 voltamos a ser agraciados com novos recursos, quando pudemos reorganizar a rede de forma mais efetiva, entretanto o apoio financeiro recebido, mesmo estando próximo ao valor máximo do edital (R$ 7.000.000,00) foi menor do que o da fase III.

Nossa missão

O INCT NAMITEC tem como missão gerar, aplicar e disseminar conhecimentos de micro e nanoeletrônica, articulando competências para promover inovações que atendam às necessidades da sociedade, por isso o projeto conta com uma Coordenação de Transferência de Tecnologia para o Setor Produtivo, que tem por objetivo gerenciar as relações com a indústria.

Homenagem

Um dos pesquisadores que contribuiu bastante na concepção, criação, formatação e bom desempenho do NAMITEC foi o professor da UnB, José Camargo da Costa. Ele era um entusiasta da microeletrônica, profundo conhecedor da área e sua participação foi fundamental para consolidar o NAMITEC. Camargo nos deixou recentemente e desejamos registrar nossos agradecimentos a ele que, seguramente, é parte importante de nossa história.