Responsável: Raimundo Carlos Silvério Freire – UFCG
Responsável: Raimundo Carlos Silvério Freire – UFCG
Responsável: Raimundo Carlos Silvério Freire (UFCG)
Email: freire@dee.ufcg.edu.br
Responsável: Cleonilson Protásio de Souza (UFPB)
Email: protasio@cear.ufpb.br
Responsável: Cleonilson Protásio de Souza (UFPB)
Email: protasio@cear.ufpb.br
Responsável: Fernando Rangel de Souza (UFSC)
Email: fernando.rangel.sousa@ufsc.br
Responsável: Linnyer Beatrys Ruiz Aylon (UEM)
Email: linnyer@gmail.com
Responsável: Eduardo Gonçalves de Lima (UFPR)
Email: eduardo.lima@ufpr.br
A área A1 está dividida em 6 sub-áreas que se relacionam entre si e com as demais áreas do NAMITEC.
As redes de sensores sem fio serão tema de estudo nessa área, quer seja para aplicações de monitoramento de solos, visando monitorar a evolução de sua degradação (ou recuperação) com a erosão, quer seja no monitoramento de aterros sanitários, visando monitorar diversos parâmetros, dentre os quais a emissão de biogás, riscos de deslizamento e a infiltração de poluentes no solo, bem como temperatura, umidade e vazão do gás.
Em paralelo serão projetados termo-geradores a semicondutores (TEG) para aplicação em aterros sanitários visando geração direta de energia elétrica por biogás. O monitoramento remoto dos aterros sanitários deverá ser feito também usando drones e/ou dados de satélites.
Além disso, deverá ser desenvolvida uma “árvore inteligente” para monitoramento de incêndios florestais. A alimentação dos circuitos dessa “árvore inteligente” deverá ser feita a partir da colheita de energia térmica do tronco de árvores para geração de energia elétrica durante o dia e durante a noite.
Será utilizado um elemento de IoT que possa ser usado em aplicações multimídia considerando combinar eficiência energética, agilidade, largura de banda e qualidade do serviço, com potencial diferenciado de processamento local de algoritmos de inteligência artificial.
Serão desenvolvidas também soluções que viabilizem a alimentação de dispositivos de baixa e média potência, sem contato. Será aplicada Inteligência Artificial a sistemas de comunicação sem fio com alta eficiência energética. Será feita uma aplicação para registro de sinais eletrofisiológicos neuronais sem fio para experimentos de neurociência com ratos e será desenvolvido LED de emissão em UV (220 nm) para aplicações em saúde.